terça-feira, 18 de março de 2014

Projeto "Crescer com Saúde: Uma Experiência em Educação Nutricional e Implantação de Cantina Saudável e Horta Escolar"

O município de Muqui – ES, apesar de pequeno se destaca em grandes projetos para beneficiar a população, em 2013 se destacou mais uma vez sendo contemplado para apresentação ORAL em um dos maiores eventos da saúde do BRASIL, a VI Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família, que aconteceu em Brasília, nos dias 12, 13, 14 e 15 de março/2014.

Este projeto também foi contemplado para apresentação oral no Congresso Internacional de Promoção da Saúde, 1º Congresso Regional de Promoção da Saúde Escolar, IX Oficina Regional de Promoção e Educação para a Saúde no Âmbito Escolar e Universitário e a V Reunião da Rede Latino-americana de Escolas Promotoras de Saúde, que será realizado no Palácio de Convenções da Havana, Cuba, de 7 a 10 de abril de 2014, com o tema “EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”.

O projeto contemplado foi o “CRESCER COM SAÚDE”: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E IMPLANTAÇÃO DE CANTINA SAUDÁVEL E HORTA ESCOLAR, desenvolvido na EMEF Frei Pedro Domingo Izcara. Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde através do setor de nutrição com a nutricionista Christiane Zanol Araujo, a Estratégia de Saúde da Família os funcionários , Diretora da escola, Bianca Mendonça dos Santos e com as estagiárias em Nutrição da Universidade Federal Santo.


Este projeto teve como objetivo promover ações de educação nutricional de forma continuada com os alunos do 1° ao 5° ano da escola “Frei Pedro Domingo Zcara”, e com isso formar seres conscientes de suas escolhas alimentares para uma opção de vida mais saudável.
Como forma de implementar as ações de educação alimentar e nutricional foram realizadas cinco visitas as salas de aula destas turmas, totalizando 273 alunos. Nas primeiras visitas foram apresentados conceitos básicos de nutrição, os benefícios de uma alimentação saudável e também os prejuízos causados por alimentos não saudáveis (vilões da saúde). O objetivo era dialogar com os alunos informações sobre alimentação de forma prática e adequada, utilizando atividades próprias as faixas etárias específicas, de forma a promover e gerar hábitos alimentares melhores e a compreensão sobre os prejuízos causados por alimentos não saudáveis.
Foi entregue aos professores e funcionários um questionário para avaliar o impacto causado pelas atividades desenvolvidas na escola. Então foi verificada a necessidade de alterar a cantina para que fornecesse escolhas saudáveis, para que isto acontecesse ocorreu o fornecimento direto de uma agroindústria local, que usa para sua produção os alimentos cultivados na região, beneficiando os pequenos agricultores locais
Além da mudança na cantina, a alimentação escolar oferecida também foi incrementada com verduras fresquinhas, pois com esforço da diretora e funcionários, apoio e orientação da secretaria de agricultura e secretaria de saúde, a horta escolar foi implantada utilizando sementes e mudas doadas pelos funcionários, pais de estudantes e insumos da secretaria de agricultura. 


  • Algumas ações do projeto:
 
















Congresso Internacional de Promoção da Saúde

O projeto "Crescer com Saúde" concorreu com mais de 900 projetos e conquistou o 8º lugar em âmbito nacional o troféu relato premiado.



A escola Frei Pedro Domingo Izcara agradece e parabeniza a nutricionista  Christiane Zanol Araujo por esta conquista.





Um comentário:

  1. Adorei as fotos, esta escola está de parabéns, e este ano continua o projeto. Christiane - nutricionista

    ResponderExcluir